O Hospital São Lucas, de Cascavel, foi credenciado esta semana pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar procedimentos cardiovasculares de alta complexidade. A unidade, que será referência para região oeste, tem equipamentos de última geração como poucos serviços de cardiologia no Brasil. Atualmente, o Paraná conta com 20 unidades de assistência cardiovascular de alta complexidade e seis centros de referência da área.
Hoje, 64% dos atendimentos realizados no Hospital São Lucas são pelo SUS. Com o credenciamento, a população passa a ter acesso ao serviço de cardiologia também por meio do Sistema Único de Saúde. O hospital trabalhará com a estrutura completa e plantões médicos diários, além de realizar cirurgias cardiovasculares, cirurgias vasculares, cardiologia intervencionista e procedimentos endovasculares extracardíacos pelo SUS.
O São Lucas é um hospital universitário vinculado à Faculdade Assis Gurgacz e oferece 137 leitos - 86 leitos SUS e 20 leitos de UTI, dos quais 10 atendem pelo Sistema Único de Saúde.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou tratar-se de um hospital parceiro da secretaria e que será referência para a região Oeste em procedimentos cardiovasculares. "O investimento feito pela Fundação é de alto nível e evitará que a população precise ser transferida para um grande centro para receber atendimento de alta complexidade em cardiologia", afirmou.
O São Lucas também busca o credenciamento como hospital de ensino e estuda ter residência médica para a área de cardiologia. O diretor administrativo do Hospital São Lucas, Ildemar Marino Canto, afirma que serão ampliados os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, especialmente de exames e consultas ofertados pelo setor de cardiologia.
Além do Hospital São Lucas, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná e o Hospital Salete também são unidades de assistência cardiovascular para a região oeste.
Norte – A Santa Casa de Londrina também foi credenciada para realizar procedimentos endovasculares extracardíacos. A Santa Casa tem unidade de assistência de alta complexidade cardiovascular e já realiza cirurgias cardiovasculares e procedimentos em cardiologia intervencionista, cirurgias cardiológicas pediátricas e cirurgias vasculares.