Durante o período da Copa do Mundo, pacientes que forem encaminhados ao Hospital do Trabalhador, em Curitiba, poderão fazer críticas, sugestões, reclamações e elogios ao atendimento, em inglês ou português. O serviço bilíngue é uma das ações preparadas pela Ouvidoria Estadual do SUS (Sistema Único de Saúde) para atender os visitantes que virão à Curitiba por conta dos jogos da Copa e que necessitem de atendimento no hospital.
A ouvidora estadual do SUS, Oliva Vasconcelos, explica que as medidas foram planejadas para garantir o acesso de estrangeiros ao serviço. "Adaptamos nosso fluxo de atendimento para receber melhor as demandas dos brasileiros e também criamos mecanismos para ouvir os estrangeiros", afirmou.
Quatro urnas da ouvidoria foram instaladas no pronto-socorro, ambulatório, maternidade e ala de exames para receber as demandas dos usuários. As fichas de manifestação foram produzidas em formato bilíngue (português-inglês), assim como a Cartilha de Direitos dos Usuários da Saúde, que será distribuída em pontos estratégicos do hospital.
Leia mais:
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
Além disso, a ouvidoria do hospital atenderá de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, no hall de entrada da Avenida República Argentina. Caso o paciente esteja internado, ele terá a opção de solicitar a presença da ouvidora em seu leito para realizar a manifestação.
No período da Copa, o hospital contará com tradutores para auxiliar a comunicação entre a equipe da unidade e os pacientes/familiares estrangeiros. O serviço é uma parceria com os acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Paraná que fazem residência no hospital.
A Ouvidoria do SUS no Paraná dispõe ainda de mais dois canais de comunicação com a população. As manifestações podem ser feitas pelo telefone 0800 644 4414 ou pelo site www.saude.pr.gov.br (menu ouvidoria).