O Hospital Infantil Sagrada Família, unidade da Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL), entrega nesta quarta-feira (12) o novo Pronto Atendimento (PA). O serviço, que já funciona no Hospital, passa a funcionar em estrutura anexa. A ampliação de 483 m² de área construída conclui a primeira etapa das obras de modernização do Hospital Infantil feitas em parceria com a Unimed-Londrina.
Voltado ao atendimento de crianças em situação de urgência (casos graves, porém sem risco iminente para a vida), o novo PA conta com estrutura de 10 consultórios, três salas de observação, sala de inalação e sala de procedimentos, além de espaço de acolhimento e estruturas de apoio como os três postos de enfermagem. O serviço vai continuar atendendo ao Sistema Único de Saúde (SUS), outros convênios e particulares. Não houve mudança no atendimento das emergências que continuam no prédio principal do Hospital Infantil.
Assim que as reformas internas do Hospital estiverem prontas, o serviço de PA retorna para o prédio principal. A partir desse retorno, essa área ampliada passa a atender definitivamente como ambulatório.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Investimento
Com a entrega dessa área, as obras seguem para o prédio principal do Hospital Infantil que terá todo o pronto-socorro, os 44 leitos de pediatria e estruturas administrativas e de apoio totalmente reformados. As obras, que começaram em dezembro de 2014, incluem ainda a construção de uma torre para instalar um setor próprio de diagnóstico por imagem. Ao final, o Hospital passará a contar com 3.407 m² de área construída – um aumento de 1.136 m² na estrutura atual.
As obras acontecem sem interromper nenhum serviço e devem estar totalmente concluídas até meados de 2016. O investimento total é de R$ 4 milhões. Os recursos são repassados pela Unimed-Londrina como antecipação de produção, conforme as obras são executadas. A parceria com a Unimed-Londrina faz parte de um projeto para consolidar o Hospital Infantil como referência em atendimentos pediátricos, principalmente os de alta complexidade, para o interior do Paraná.
As reformas vão beneficiar todos os pacientes atendidos no Hospital, além do corpo clínico e 197 funcionários. Único hospital exclusivamente pediátrico do interior do Paraná a atender SUS, o Hospital é referência em procedimentos de alta complexidade, sendo retaguarda para outros serviços, como o PAI. Mensalmente são realizados mais de 3 mil atendimentos em urgência e emergência; 200 internações e 170 cirurgias. Para isso, o Infantil conta com 64 leitos, sendo 44 de internação e 20 de UTI neonatal e pediátrica.