O governador Beto Richa autorizou nesta semana a abertura da licitação para a ampliação do Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. A obra terá 1,8 mil metros quadrados. O preço máximo previsto é de R$ 2,9 milhões e o prazo de conclusão é de um ano depois de declarado o vencedor da concorrência.
O projeto prevê a construção de um prédio anexo de três pisos que irá abrigar o almoxarifado, sala de reuniões, refeitório e área administrativa.
Com a ampliação, o almoxarifado, que hoje ocupa a antiga maternidade municipal, será transferido, desocupando a área atual para reforma. Com a transferência, a Secretaria de Estado da Saúde irá licitar a reforma da maternidade, que hoje funciona dentro do hospital. Desta forma, 20 novos leitos hospitalares serão criados. A ampliação do Hospital Regional do Litoral tem prazo de execução de um ano.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
O hospital é a principal referência para o atendimento da população dos sete municípios litorâneos, que na temporada recebem juntos mais de dois milhões de pessoas. Também é referência para o atendimento do Samu e Siate na região. A unidade tem o maior pronto-socorro do Litoral e hoje dispõe de 164 leitos, sendo 14 de UTI adulto e sete de UTI neonatal.
A Secretaria da Saúde também vai reformar o antigo Hospital Infantil Antonio Fontes, também em Paranaguá, que hoje está desativado, para transferir a sede da 1ª Regional de Saúde, a Farmácia do Paraná e a Unidade de Coleta e Tratamento de Sangue (UCT).