25/11/20
PUBLICIDADE
Humanização

HU de Londrina é o primeiro do país a permitir visita guiada ao paciente com Covid

Ricardo Chicarelli/Arquivo FOLHA
Ricardo Chicarelli/Arquivo FOLHA


Dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor. A direção e os gestores do HU/UEL (Hospital Universitário da UEL) programaram várias atividades pensando no bem-estar de seu colaborador e em como ajudá-lo a enfrentar um momento tão delicado com a presença da pandemia vivida há alguns meses, que transformou o ambiente hospitalar em um cenário de muita tensão.


A partir do dia 20 de outubro será montada uma exposição com várias ações práticas de humanização aplicadas no HU/UEL pelos gestores do hospital, dentro do projeto "Nosso Jeito de Cuidar e Acolher em Tempo de Pandemia”. As ações, que tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado aos pacientes, familiares e colaboradores do hospital, permitem a aproximação entre pacientes e família, reduzindo suas angústias e sofrimento.

A equipe gestora das ações de humanização do HU/UEL, entendendo a importância do contato família/paciente, iniciou, em abril, um projeto denominado "Central de Atendimento às Famílias”, que fornece por telefone, informações sobre a evolução clínica do paciente. Os profissionais da Central, que funciona no Hospital de Retaguarda Covid-19, ligam para as famílias fornecendo informações e tirando dúvidas. O contato é diário e acontece das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Segundo a coordenadora do projeto Cida Ramalho, "nos casos em que a permanência dos pacientes ocorre por períodos muito longos de internação e sem visita dos familiares, resolvemos ir além e iniciamos, em junho, visitas guiadas nas UTIs, uma prática que até então nenhum hospital com atendimento ao Covid tinha permitido. Com isso, o HU/UEL se tornou o primeiro hospital do Brasil a proporcionar essa aproximação junto ao paciente e oferecer conforto para a família ao ver seu familiar pessoalmente”, explica.

COMO FUNCIONA

Antes de realizarem as visitas, cada familiar passa por um protocolo de recepção e acolhimento que inclui vários cuidados com a segurança: higienização das mãos, medição de temperatura, uso correto de máscara, higienização em casa após as visitas, uso correto de calçados durante a visita, entre outros cuidados. É a própria Central de Atendimento às Famílias que administra as orientações junto ao familiar.

Na entrada das UTIS há a presença de um psicólogo, um enfermeiro e um médico para esclarecerem dúvidas do visitante em relação ao caso do paciente e tratamento.

Para aproximar mais ainda família e paciente a equipe envolvida grava mensagens com a família e transcreve em forma de carta que é lida ao paciente e esse mesmo paciente responde, também por uma carta, que é fotografada e enviada à família por whatsapp.

O resultado das mensagens trocadas superou as expectativas tanto que os servidores também estão recebendo recadinhos dos familiares como forma de reconhecimento e gratidão ao trabalho de qualidade e humanização proporcionado ao paciente e família.

Cida Ramalho revela ainda que o projeto é fruto da política de humanização da atual gestão e teve total apoio das diretorias.

Dentre os projetos de humanização desenvolvidos para os colaboradores e pacientes estão o Se Liga na Música, Protocolo de Segurança para Uso Correto de EPI’s às Famílias dos Pacientes, além da Central de Atendimento às Famílias.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Solidariedade

Saúde ressalta importância da doação de sangue

25 NOV 2020 às 11h00
Dia do Doador de Sangue

Hemocentros se unem em campanha para doação de sangue

25 NOV 2020 às 10h00
Covid-19

Hospitais adotam comunicação digital entre pacientes e familiares

25 NOV 2020 às 09h16
Pandemia

Covid-19: governo estuda extensão de validade de testes estocados

25 NOV 2020 às 08h45
Segundo estudo

Letalidade por Covid-19 de doentes reumáticos foi maior que a média do país

25 NOV 2020 às 08h40
Boletim da dengue

Paraná tem 106 casos de dengue e primeiro caso de Zíka Vírus

25 NOV 2020 às 08h20
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados