O HU (Hospital Universitário de Londrina) divulgou nota na manhã desta segunda-feira (12) informando o lançamento de chamamento público para contratação de técnicos de enfermagem. Conforme a instituição, a medida visa atender as necessidades técnicas da instituição e trata-se de alternativa de reposição de força de trabalho já consolidada no Estado do Paraná, vigente no Hospital desde 2015 para técnicos de enfermagem, sendo regido por rito jurídico e administrativo por meio da Lei Federal Nº. 13019/2014 e Lei Federal Nº. 13.204/2015.
Os contratos dos técnicos de enfermagem que estão atuando no HU através do edital de chamamento público o Nº. 005/2017 vencerão em breve. Dessa forma, o novo edital Nº. 004/21 foi publicado e sua vigência deve iniciar em meados de 2021, contemplando o valor estimado para a hora trabalhada, que foi obtida através de pesquisa de mercado realizada entre os hospitais da cidade e região, conforme determinação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. A média salarial local será considerada para a contratação dos serviços.
O HU reconhece os relevantes serviços pelos técnicos de enfermagem "imprescindíveis para a assistência à saúde da população, que possibilitam o atendimento dos pacientes especialmente na vigência da pandemia do novo Coronavírus".
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
A nota ainda alega que os proventos recebidos por eles estão muito abaixo dos seus méritos e do valor deste trabalho.
A Direção destacou seu apoio ao PL (Projeto de Lei) Nº.2.564/2020, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.
Demanda
Designado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) como hospital de referência para os pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação por Covid-19, o HU abrange uma população aproximada de dois milhões de pessoas. Com o agravamento da pandemia, ele passou passou da oferta de 294 leitos para 454 leitos ativos disponibilizados para a população local e regional, somando mais 55% à sua capacidade, todos vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Só de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), foram acrescidos 80 leitos à estrutura hospitalar.
O HU-UEL possui atualmente mais de 762 vagas em aberto, totalizando cerca de 127.507 horas mensais de trabalho a menos disponibilizados. Segundo a nota, é possível afirmar que o Hospital já atua com força de trabalho muito menor do que o necessário e, com a vigência da Pandemia, a demanda elevou-se. Outro problema são os trabalhadores adoecidos pela gravidade do vírus.