O Hospital Universitário (HU) pretende ampliar os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos antes de iniciar a reforma e ampliação do Pronto-socorro. O valor dotado na Lei de Orçamento para que as reformas de ampliação da UTI sejam possíveis é de R$3,6 milhões. Não há um prazo para que esta verba seja efetivamente encaminhada ao HU, a previsão é de que o investimento seja aplicado em 2016.
Segundo a superintendente do HU, Elizabet Silva Ursi, a diretoria do Hospital requereu a troca, dada a demanda dos pacientes em estado grave que dão entra na unidade.
"Se considerarmos a situação dos pacientes que dão entrada no Hospital, a maioria em estado grave, perceberemos que aumentar a retaguarda de terapia intensiva é sim uma prioridade. Haja vista que, se não temos terapia intensiva, os pacientes graves ficam no Pronto Socorro, superlotando ainda mais o setor", explicou.
Leia mais:
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Com capacidade para 48 leitos, desde 2013 o Pronto-socorro do HU opera com uma média de superlotação de 55% acima de sua capacidade.
No último levantamento realizado pelo próprio Hospital, em outubro deste ano, o Pronto Socorro fechou o mês com uma média de 30 pacientes acima do limite.
"O problema da superlotação no Pronto-socorro não é uma exclusividade do HU, mas do município como um todo. Existem outras unidades, como a UPA, o Zona Norte, que conseguem atender a demanda de pacientes em Pronto Socorro, além do HU", afirmou a superintendente.
Na última sexta-feira (27), a Promotoria de Defesa da Saúde Pública encaminhou um ofício ao HU e ao Governo do Estado, solicitando informações referente as obras de ampliação no Pronto-socorro da unidade. A diretoria tem um prazo de 10 dias para responder aos questionamentos feitos pelo Ministério Público.