Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Defesa da saúde

Igreja fará campanha para incentivar teste de HIV

Agência Estado
21 out 2009 às 13:11

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Igreja Católica vai se unir ao Ministério da Saúde para fazer uma campanha pelo diagnóstico precoce da aids. Padres e voluntários farão em suas paróquias o alerta sobre a doença a incentivarão os fiéis a fazerem o teste que detecta o HIV.

Tradicional adversária das campanhas de prevenção do ministério, focadas no uso do preservativo - que a igreja condena por ser um contraceptivo -, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apoiou a iniciativa. A campanha começa com um projeto piloto em Porto Alegre, João Pessoa, Fortaleza, Curitiba e Manaus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"Trata-se de uma experiência piloto, que será avaliada e depois será proposta para a Igreja no País todo", explicou o assessor da Pastoral da Aids, frei Luís Carlos Lunardi. A campanha deve focar na necessidade do diagnóstico. Segundo frei Lunardi, a proposta surgiu depois que, em um seminário organizado pela pastoral, foi encaminhado ao ministério um pedido de ampliação dos lugares de teste. A pasta, então, pediu ajuda da Igreja para divulgar a necessidade do teste precoce.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos

Imagem de destaque
Drenagem de emergência

'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula

Apesar de a pastoral tratar da prevenção e afirmar, em seu site, que o sexo inseguro é uma das formas de contágio, não toca no tema "preservativo". No entanto, a intenção da pastoral, afirma Lunardi, é tratar da prevenção para aqueles que foram testados e não estão contaminados. "A Igreja informa a população sobre a epidemia e incentiva as pessoas a procurarem os serviços de saúde para a testagem. As pessoas que não estiverem infectadas serão orientadas a continuar com o cuidado. Quem tiver o exame positivo será encaminhado para o acompanhamento." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo