Dados da Secretaria de Saúde de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) revelam que a internação e proporção de mortes por Covid reduziu. Em abril de 2020, mais da metade dos pacientes internados (53,7%) correspondiam a faixa etária de 60 anos ou mais. Esse número caiu para 32% em maio e para 27,6% em junho.
A proporção de óbitos nesse público também experimentou queda considerável no último trimestre. Em abril, 76,92% das mortes de pacientes internados por Covid foram de pessoas acima dos 60 anos. Em junho, o índice caiu para 44%.
O médico infectologista da Secretaria de Saúde, Wilson Liuti, argumenta que essa queda pode ser resultado da campanha de vacinação contra o novo coronavírus. A faixa etária dos 60 a 69 anos é a que apresentou melhor evolução no trimestre. Dentre todas as internações em abril, essa faixa etária correspondia a 35,19% dos casos. Já em junho, somente 6,9% das internações foram de sexagenários.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Apesar da diminuição entre os idosos, o total de internações por Covid cresceu no último mês. A cidade registrou 58 internações em junho, contra 43 em maio. Os casos positivos também subiram de 751 em maio para 1064 em junho. De acordo com dados da pasta, o último mês foi o segundo mês mais letal da doença na cidade. Em junho, 53 pessoas morreram em decorrência da Covid, um total menor apenas que em março deste ano, quando a cidade registrou 63 óbitos.
Para o prefeito Conrado Scheller, os números reforçam a importância de tomar as duas doses do imunizante. "Essa diminuição de internações e mortes de idosos mostra que a vacina é eficiente. Mas não é por isso que temos que nos descuidar. Mesmo quem já foi vacinado com as duas doses, precisa continuar usando máscaras, álcool em gel e distanciamento”, aponta Scheller.
Desde o início da pandemia, Cambé registrou 295 mortes em decorrência da infecção pelo novo coronavírus entre os 10.443 casos positivos. Até esta terça-feira (06), 43.055 cambeenses já tinham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid e 12.797 estão imunizados com a segunda dose.
Nesta quinta-feira (8), a campanha abrange o público geral de 42 e 43 anos. Veja os locais e orientações.