O atendimento no Centro de Emergência e Trauma (CET) da Santa Casa de Londrina continua restrito nesta sexta-feira (15) por superlotação. Este é o segundo dia consecutivo e o terceiro nessa semana que são atendidos somente os casos mais graves, referenciados por Siate, Samu e Central de Leitos - os chamados 'Vaga Zero'.
Agora pela manhã são 22 pacientes no CET. Desses, 19 estão internados e 3 estão em observação. Dos internados, 5 são pacientes graves em leitos extras de UTI, respirando por aparelho. O hospital tem 36 leitos de UTI que também estão ocupados.
Os números mostram que hoje o CET está com quase 5 vezes a capacidade, já que o setor disponibiliza 4 leitos para internação. Os pacientes excedentes são acomodados em macas, distribuídas nos boxes de atendimento às emergências, sala de espera e corredor. Em alguns momentos é necessário usar, até mesmo, poltronas para acomodar pacientes.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
10 em vaga zero
Apesar da restrição no atendimento de quinta-feira, o CET da Santa Casa recebeu 10 pacientes em Vaga Zero, encaminhados pelo Siate, Samu e Central de Leitos.