Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficou no corredor por 10 dias

Justiça condena HU de Londrina após morte por falta de vaga na UTI

Samara Rosenberger - Redação Bonde
18 dez 2014 às 13:20

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Estado do Paraná foi condenado a indenizar a família de um paciente morto em 2007 no Hospital Universitário de Londrina (HU). O idoso de 72 anos sofreu complicações causadas pela falta de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A filha da vítima, Maria Madalena da Silva, entrou com um processo na Justiça ainda naquele ano. O pai dela havia sofrido um derrame e faleceu em junho. Antes de buscar atendimento no hospital estadual, a empresária levou o pai até o Posto de Saúde de Cabo Frio, Leonor e, posteriormente, ao Hospital Evangélico, onde recebeu alta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar disso, o homem apresentou pioras no quadro de saúde, principalmente, devido à paralisia no lado esquerdo do corpo. Ele começou a perder muito peso e pediu socorro ao HU cerca de 40 dias depois. "No hospital, ele esperou por mais de 10 horas para ser atendido", conta Maria. "Medicaram o meu pai, mas houve complicações e ele ficou 10 dias internado no corredor à espera de uma vaga na UTI".

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


Um dia antes do óbito, o pai de Maria finalmente conseguiu transferência para a ala especial. "Mas já era tarde. Decidi entrar com a ação porque fui muito humilhada. Meu pai sempre trabalhou, pagou impostos e merecia um atendimento digno", diz. "Se todo mundo fizesse isso, o Estado daria um jeito de arrumar vagas nas UTIs dos hospitais".

A família receberá R$ 20 mil com juros por danos morais. A decisão do Tribunal de Justiça (TJ), proferida nesta semana, é definitiva e não cabe recurso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo