Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sequenciamento genético

Lacen Paraná apresenta 1ºs resultados da análise do H1N1

Agência Estadual de Notícias
02 dez 2009 às 15:32

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O diretor-geral do Laboratório Central do Estado de Paraná (Lacen-PR), Marcelo Pilonetto, apresentou nesta quarta-feira (02) os primeiros resultados do sequenciamento genético do vírus Influenza A (H1N1) realizado pelo laboratório. Embora o estudo ainda tenha muito a avançar, os resultados iniciais revelaram que o vírus circulante no Paraná é muito semelhante aos demais identificados em outras regiões onde ocorreu a epidemia.

"Os resultados do sequenciamento do vírus nos indicarão os próximos passos que deveremos tomar para o enfrentamento de uma possível segunda onda da doença. Poderemos nos programar em termos de vigilância, baseados em resultados reais, que permitirão ações mais eficazes", ressaltou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pilonetto explicou que não foi identificada nenhuma mutação significativa que diferencie o vírus que circula no Paraná do que está em outros países. "Por enquanto, o Lacen concluiu a análise de um dos oito segmentos do genoma do vírus. Estamos em analisando outros dois. Os resultados nos permitirão perceber mutações que possam causar possível baixa efetividade à vacina e resistência ao medicamento. Estas duas descobertas serão de grande importância para o enfrentamento da doença."

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


ANIVERSÁRIO

Publicidade


O anúncio dos resultados foi feito durante a cerimônia pelo aniversário de 115 anos do Lacen, que reuniu representantes dos Estados do Sul, Brasília e Minas Gerais. A representante da Coordenação Geral de Laboratórios (CGLAB/MS) Fabiana Godoy Malaspina contou que a realização dos exames e também do sequenciamento genético pelo Lacen-PR foi surpreendente. "Num momento de crise, percebemos o potencial do Lacen Paraná, que sempre foi um importante parceiro no enfrentamento das dificuldades e na aplicação de projetos-piloto", destacou Fabiana.


Além do sequenciamento genético, o Lacen foi peça fundamental na realização de exames para detecção do H1N1, e seguindo seu exemplo os laboratórios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul também receberam autorização do Ministério da Saúde para o procedimento. Presente no encontro, a diretora-geral do Lacen do Rio Grande do Sul, Helena Jansson Rosek, lembrou a ajuda que o Paraná deu durante o enfrentamento da epidemia. "O Lacen-PR nos ajudou na época da gripe, emprestando insumos e trocando experiências."

O Lacen-PR foi o terceiro laboratório do Brasil a receber autorização do Ministério da Saúde para a fazer o sequenciamento genético do vírus Influenza A (H1N1). A autorização ocorreu no final de agosto, e o processo ocorreu rapidamente uma vez que o laboratório já possuía estrutura e equipe capacitada para realizar o procedimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo