Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
hábito

Lavar as mãos evita propagação de doenças e infecções hospitalares

Agência Brasil
06 mai 2022 às 12:47
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O hábito de lavar as mãos com frequência pode evitar a propagação de doenças entre a população e de infeções hospitalares que podem comprometer a qualidade dos serviços de saúde. O alerta é da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em razão do Dia Mundial de Higiene das Mãos, lembrado nesta quinta (5).


As recomendações visam a prevenir as chamadas IRAS (infecções relacionadas à assistência à saúde) e a covid-19, além de evitar a propagação da resistência microbiana a medicamentos. A proposta é engajar todos os trabalhadores que atuam na saúde, desde gestores, integrantes de comissões de controle de infecções e profissionais que prestam assistência aos pacientes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

As orientações listadas pela agência são as seguintes:

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil


- Se você é quem toma as decisões políticas, priorize recursos, capacitações e programas sobre higiene das mãos e reforce a importância dessa prática de segurança na atenção à saúde. 

Publicidade


- Se você é gestor, disponibilize insumos de boa qualidade nos pontos de assistência ou tratamento, permitindo o cumprimento da prática de higienização das mãos pelos profissionais. 


- Se você atua na Comissão de Prevenção e Controle de Infecção, estimule a higiene das mãos com preparação alcoólica, pois é o método preferido para essa prática por profissionais que atuam em serviços de saúde.  

Publicidade


- Se você é profissional dos Núcleos de Segurança do Paciente/Qualidade, trabalhe em conjunto com a Comissão de Prevenção e Controle de Infecção e apoie a campanha local de estímulo à higiene das mãos. 


- Se você é profissional da assistência, higienize as mãos antes de tocar o paciente, antes da realização de procedimentos limpos/assépticos, após o risco de exposição a fluidos corporais, após tocar o paciente e após o contato com objetos e áreas próximas ao paciente. 


- Se você é usuário do serviço de saúde, ou seja, paciente, familiar ou acompanhante, ajude a prevenir danos em serviços de saúde no país. Higienize as mãos e verifique se os profissionais cumprem a higiene das mãos nos momentos necessários.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade