Londrina aderiu, no último sábado (8), ao Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Foram aplicadas 1.467 doses de vacinas, nas três UBSs (Unidades Básicas de Saúde) abertas durante todo o dia. Além da aplicação dos imunizantes, as equipes também fizeram a avaliação de 974 carteirinhas de vacinação.
Das vacinas aplicadas no dia D, 696 foram do imunizante que combate a poliomielite. Os demais atendimentos abrangeram a atualização de carteirinhas que estavam com doses atrasadas, incluindo 480 aplicações de vacinas contra a influenza.
Essas ações também contemplaram a vacina DTP – tríplice bacteriana (68); Covid-19 (65); febre amarela (59); dengue (45); tetraviral (23); DT – difteria e tétano (17); hepatite A (16); HPV (9); pneumocócica 10 valente (8); DTPa – DTP acelular (5); meningocócica ACWY (4); rotavírus (2); pentavalente (3); e hepatite B (1).
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Fabrim, chamou a atenção para a importância de que Londrina alcance a cobertura vacinal necessária. “A forma mais importante de prevenção é a aplicação da vacina. Nossas coberturas vacinais estão abaixo dos números esperados e temos risco do retorno da doença. Por isso, reforçamos a importância da conscientização dos pais na busca da vacinação”, enfatizou.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi iniciada no dia 27 de maio e segue até o dia 14 de junho. As vacinas seguem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Londrina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.