A Prefeitura de Londrina decretou nesta segunda-feira (19) estado de emergência para combater a epidemia da dengue no município. A medida permite que a secretaria de Saúde realize ações emergenciais para conter a disseminação do vírus, que é transmitido pelo mosquito aedes aegypti. Até hoje, foram confirmados 741 casos na cidade em 2014 e 1.300 suspeitas aguardam o resultado dos exames. Só na última semana foram 247 confirmações.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, um mutirão dos servidores municipais deve ser organizado ainda nesta semana. "Começamos o planejamento e devemos fechar a organização desta ação até a próxima quarta-feira. O mutirão vai limpar áreas problemáticas e diminuir o número de focos do mosquito", informa.
Segundo El Kadri, a dengue está espalhada uniformemente entre todas as regiões de Londrina. "No ano passado, algumas áreas estavam mais infestadas que outras. Nesse ano, a situação está praticamente igual em todas as partes", avalia.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A pasta também solicitou ao governo estadual carros de fumacê que percorrerão Londrina paralelamente à realização do mutirão. A solicitação foi confirmada pela secretaria estadual da Saúde e entre 10 a 15 veículos serão disponibilizados nos próximos dias.