A secretaria de Saúde de Londrina divulgou nesta segunda-feira (5) que profissionais e trabalhadores das forças de segurança, de salvamento e Forças Armadas podem se cadastrar para a vacinação contra Covid-19. O procedimento é on-line, e feito exclusivamente pelo portal da prefeitura. Com o cadastro, a Prefeitura de Londrina, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), conduzirá os trâmites para que este grupo prioritário seja vacinado, cumprindo determinação do Ministério da Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou a importância das forças de segurança e salvamento no enfrentamento da pandemia. "Desde o início da pandemia temos contado com a importante retaguarda da Guarda Municipal na escala de serviços de saúde da Prefeitura, na UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), no PAI (Pronto Atendimento Infantil); e no início da vacinação contamos também com apoio em toda logística. Na fiscalização dos decretos restritivos eles têm cumprido um papel de grande relevância, assim como a Polícia Militar, que executa um trabalho de extrema importância”, citou.
Conforme Nota Técnica do Ministério de Saúde, a vacinação para este grupo prioritário deve ocorrer por etapas, priorizando os que estão envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes.
Leia mais:
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Em seguida, virão os que atuam em resgates e atendimento pré-hospitalar; envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19; e, por fim, os trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social. "Será muito importante que a vacinação comece para esses profissionais. E ela vai ocorrer de forma gradativa, escalonada e mediante o recebimento das vacinas. O cadastramento é o início desse processo”, comentou Machado.
Cadastramento
No cadastro, cada pessoa deverá informar seus dados pessoais (nome completo, endereço de residência, telefones, data de nascimento, nome da mãe, e outros). É necessário indicar também em qual Grupo Populacional para vacinação está inserido. As opções são: Policial (Civil, Federal, Militar, Rodoviário), Bombeiro (Civil, Militar), Guarda Municipal, Forças Armadas (Exército, Marinha, Aeronáutica).
Em caso de erro no preenchimento, basta enviar um e-mail para [email protected], contendo número do CPF e quais as alterações necessárias.
Todos os cadastros serão analisados por equipe técnica da SMS. Somente após conferência e confirmação de todas as informações, os cadastros são validados. E a liberação para agendar a vacinação ocorre mediante a oferta dos imunizantes no município.