A segunda dose de vacinação contra o Papilomavírus (HPV) começa a ser aplicada na próxima quarta-feira (10) nas 53 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A vacina é destinada a meninas de 11, 12 e 13 anos, 11 meses e 29 dias.
Para participar, as jovens devem comparecer às UBSs acompanhadas pelos pais ou responsáveis portando a carteirinha de vacinação. Caso não a possuam, podem apresentar a carteira da UBS que frequentam ou documento de identificação pessoal.
A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandez, ressaltou que uma única dose não protege contra a infecção do HPV. "A imunização só será efetiva se as garotas cumprirem todas as etapas, ou seja, tomarem a segunda dose da vacina seis meses após a primeira e fecharem o processo com a terceira dose em cinco anos", disse.
Leia mais:
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Números
Até o mês de julho, 8.473 meninas tomaram a primeira dose da vacina, quantidade que corresponde a 71,24% da meta estabelecida. Aquelas que ainda não iniciaram o processo de imunização podem fazê-lo até o dia 31 de dezembro.
Em 2015, de acordo com a coordenadora, a Vacinação contra o HPV irá contemplar as garotas de 9 a 11 anos incompletos.