A Secretaria Municipal de Saúde está realizando em todo o município a Campanha da Vacinação contra a Influenza. De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira até agora foram vacinadas 33.078 pessoas em todo o município. "O número corresponde a 37% da nossa expectativa inicial. É importante que a população que pertence aos grupos prioritários, não deixem para a última hora, pois não haverá prorrogação da campanha e poderão perder a oportunidade de se vacinarem", alertou.
A campanha prossegue até o dia 25 de maio e as pessoas são atendidas em horário de funcionamento normal das UBS. As campanhas de imunização contra a gripe acontecem principalmente neste período do ano, quando o índice da doença aumenta consideravelmente, devido à aglomeração de pessoas em recintos fechados e também às condições climáticas.
O alvo da imunização são idosos acima de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, indígenas e profissionais da área da saúde que trabalham em hospitais, UBS e pré-atendimentos ao público. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também visa vacinar a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus "influenza" A (H3N2), e B.
Leia mais:
Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal
Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos
Estudo aponta alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
Anvisa estabelece novas regras para manipulação de implantes hormonais
Segundo Sandra Caldeira, além da vacina contra Influenza, também estão disponíveis nas UBS, as vacinas contra tétano, difteria, febre amarela e hepatite B (para pessoas de até 30 anos). Para o público infantil estará disponível a imunização tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite por Haemophilus influenzae tipo B), hepatite B, poliomielite, tríplice viral, febre amarela, meningocócica C, pneumocócica e 10 valente.