A Secretaria Municipal de Saúde participa no domingo (16), das 13h às 17h, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, localizada na rua Guimarães Rosa, 140, jardim Interlagos, da 27ª Vigília Internacional pelos Mortos de Aids, realizada pela Pastoral da Aids. O evento tem o intuito de chamar atenção da sociedade para a realidade, bem como sensibilizar as pessoas para o compromisso a respeito dos problemas que envolvem a assistência aos portadores da doença.
A gerente do Programa Municipal de DST, HIV, Aids e Tuberculose, Regina Cortez, falou que a vigília é uma ação de amor e compaixão, especialmente a quem mais está vulnerável às conseqüências da doença, além dos próprios infectados.
Em Londrina há 1.937 pessoas com HIV, e destas, 1.211 vivem sob tratamento com coquetel – nome dado ao medicamento utilizado pelos infectados – e 726 já morreram devido à doença. A gerente explicou ainda que existem aproximadamente 12.000 pessoas na cidade que tem o vírus e não sabem, já que é feita uma contagem de 1 por 10, ou seja, para cada soro positivo que sabe da doença, conta-se dez pessoas que tem HIV e não sabem.