Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Campanha

Londrina promove conscientização sobre hanseníase

Redação Bonde com N.Com
17 mai 2013 às 17:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Consórcio Intermunicipal do Médio Paranapanema (CISMEPAR), promove de 20 a 24 de maio, a Semana de Conscientização Sobre a Hanseníase. O Paraná instituiu o "Dia estadual de conscientização sobre a hanseníase" no dia 26 de maio. A data tem objetivo de chamar a atenção da população para uma doença antiga, mas que continua presente nos dias atuais. Serão realizadas atividades para esclarecer dúvidas, com a intenção de diminuir o estigma e o preconceito relacionado à doença.

A hanseníase é uma doença contagiosa, crônica e de grande importância para a saúde pública devido, entre outros fatores, a seu alto poder incapacitante. De acordo com a médica dermatologista, Cristina Maria Aranda, a transmissão se dá por meio de uma pessoa doente, sem tratamento que elimina o bacilo por meio das vias respiratórias, como secreções nasais, tosses, espirros, podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a médica são vários os sintomas. Ela explicou que podem aparecer manchas em qualquer parte do corpo que cause uma perda ou alteração de sensibilidade, como não distinguir superfícies quentes de frias. "Esse é o sintoma mais importante, mas além dele existem outros como a área de pele seca e com diminuição de suor, área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas, sensação de formigamento ou diminuição à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber, dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés, diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos, úlceras de pernas e pés, caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos, febre, edemas e dor nas juntas, obstrução, sangramento, ferida e ressecamento do nariz, ressecamento nos olhos, mal estar geral e emagrecimento."

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Cristina Aranda ressaltou que uma vez que a pessoa começa o tratamento deixa de transmitir a doença, sem a necessidade de ser afastada do trabalho, nem do convívio familiar. "A hanseníase é uma doença incapacitante e apesar de não haver uma forma de prevenção específica, o diagnóstico precoce pode evitar as incapacidades. Todo tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Na suspeita, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação."
Em Londrina todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam atendimento para casos suspeitos, acompanhamento dos pacientes em tratamento e avaliação de seus contatos, dois ambulatórios de Referência, com médico dermatologista, o CISMEPAR, além da Policlínica Municipal de Londrina.

Publicidade


Atividades


Toda segunda e quarta-feira do mês, das 9h às 11h, no auditório do CISMEPAR o "Grupo de autocuidado BEM VIVER - CISMEPAR", se reúne com o objetivo de acolher, orientar, auxiliar e encontrar soluções diante das dificuldades apresentadas pelas sequelas da hanseníase. O grupo é acompanhado mensalmente por uma equipe multidisciplinar composta por médico dermatologista, nutricionista, psicóloga, enfermeira, fisioterapeuta, farmacêutica, assistente social e auxiliar de enfermagem, sendo que em cada encontro é abordado um tema diferente relacionado à hanseníase. Interessados podem ligar para o telefone 3371-0800.

Publicidade


Programação nas UBS


UBS Panissa
Dias 20/05 a 24/05 – manhã e tarde - painel expositivo no local.
Dia 20/05 – às 14h30 - ação educativa no Grupo Hipertensão/Diabetes.
Dia 20/05 e dia 23/05 - manhã e tarde - ação educativa na UBS com a equipe.
Dia 22/05 - às 14h30 - ação educativa no Grupo Saúde da Coluna.
Dia 22/05 - às 13h30 - ação educativa no aconselhamento de teste rápido.
Dia 23/05 – às 14h30 - ação educativa no Grupo de Atividade Física.

Publicidade


UBS Misther Thomas
Dia 20/05 - das 8h às 10h - palestra sobre hanseníase.
Dia 20/05 - das 8h às 17h - entrega de panfletos informativos.
Dia 21/05 - das 8h às 9h - palestra sobre hanseníase.
Dia 22/05 - às 8h- palestra sobre hanseníase.
Dias 20/05 a 24/05 - das 8h às 17h - orientações sobre hanseníase e apresentação de cartazes.


UBS Milton Gavetti
Dia 23/05 - às 9h30 - entrega de folders e uma palestra sobre a doença, diagnóstico e tratamento na Escola Municipal Haydee Coli Monteiro.


UBS Centro Social Urbano
Dia 24/05 - às 9h30- entrega de folders e palestra sobre a doença, diagnóstico e tratamento na Escola Municipal Eurides Cunha.

UBS Carnacialli
Dia 27/05 - nos períodos da manhã e tarde haverá distribuição de folders e palestra sobre a doença, diagnóstico e tratamento na Escola Municipal Haydee Coli. Universidade Estadual de Londrina em parceria com CISMEPAR e 17ªRegional de Saúde
22/05 - das 19h às 22h - palestra sobre "Sensibilização em hanseníase – um olhar multiprofissional" ,no Anfiteatro do PDE no campus universitário.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo