Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Alerta

Londrina registra primeiro caso de aborto por zika no Paraná

Thamiris Geraldini - Redação Bonde
23 mar 2016 às 10:32
Continua depois da publicidade

O primeiro caso confirmado em que o vírus zika foi a causa de um aborto espontâneo no Paraná foi registrado em Londrina. O caso ocorreu na 14ª semana de gestação de uma paciente de 38 anos. Ela foi acompanhada por equipes médicas e passa bem.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

De acordo com a diretora da Vigilância e Saúde do município, Maria de Fátima Tomimatso, o fato ocorreu no início de fevereiro, mas a conclusão do laudo que apurou a causa do aborto só foi emitido em março. "Encaminhamos os exames ao Laboratório Central do Estado (LACEN) e tivemos a confirmação de que o aborto foi realmente ocasionado pelo vírus zika".

Continua depois da publicidade


O registro do primeiro caso confirmado de aborto em todo o Estado, coloca a Secretaria Municipal de Saúde em alerta, reforçando ainda mais a necessidade de prevenção e proteção.


"Desde o início nós insistimos no alerta de risco de termos zika em Londrina e, diante do fato da presença do vírus no município, nossa maior preocupação realmente é com as gestantes. Reforçamos as proteções das gestantes como o uso de blusas de manga compridas e cores claras, evitar ambientes que sabidamente tenham pessoas contaminadas, e fazer o uso de repelente. A orientação vale para todos, mas valem reforço para as gestantes", alega.


Mortes por dengue

Continua depois da publicidade

De agosto de 2015 até agora, foram registradas 27 mortes por dengue em todo o Estado. Em Londrina, no mesmo período, nenhuma morte foi registrada em decorrência da doença. Neste período, duas suspeitas foram investigadas, mas descartadas após emissão de exames laboratoriais.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade