Em meio à grande procura pela segunda dose de reforço contra a Covid-19, a secretaria municipal de Saúde vai realizar mais um mutirão no sábado (26), com cinco mil vagas. O agendamento já está aberto e pode ser feito no site da Prefeitura de Londrina. A pasta vai aproveitar 11 UBS (Unidades Básicas de Saúde) que já irão abrir para uma ação do novembro azul para que também vacinem, principalmente no período da tarde.
Outro ponto em que as doses serão aplicadas é o Centrolab, na rua Benjamin Constant, que vai funcionar das 7h às 19h, com mil vagas. “O foco principal é a dose de reforço (quarta dose) para pessoas com 18 anos ou mais, no entanto, todos que estão dentro do calendário vacinal e ainda não receberam a dose, seja primeira, segunda ou terceira, terão oportunidade de fazer o agendamento”, destacou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.
Londrina recebeu nesta semana cerca de 15 mil doses para dar continuidade à vacinação. “Temos o compromisso da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) que numa eventual necessidade de doses extras haverá o encaminhamento para a cidade”, afirmou. Após as vagas para sábado serem totalmente preenchidas, a secretaria vai liberar a agenda da semana que vem, com o imunizante sendo oferecido em todos os postos de saúde.
Leia mais:
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Atendimentos
No fim de semana passado foram vacinados pouco mais de oito mil londrinenses. “O momento é de alerta. Temos identificado nas últimas semanas um aumento considerável no número de casos (de coronavírus), aumento na procura pelas unidades de saúde. Evidentemente que aquelas que se tornaram referência durante a pandemia acabam tendo uma busca maior”, alertou.
O número de atendimentos na rede municipal de saúde de pacientes com síndromes respiratórias aumentou 118% entre a terceira semana de outubro e o mesmo período de novembro. Boletim divulgado na sexta-feira (18) mostrou que a cidade teve na última semana 419 casos confirmados de coronavírus, quantidade que é superior a todo o mês passado, quando foram contabilizadas 247 positivações.