Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Covid-19

Maringá inicia estudos para compra de vacinas

Redação Bonde com assessoria de imprensa
24 fev 2021 às 16:07
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A volta da possibilidade de os estados e municípios adquirirem vacinas contra o Coronavírus diretamente animou o prefeito Ulisses Maia. Desde o ano passado, a prefeitura reservou R$ 100 milhões de reais para a compra do imunizante. O prefeito já determinou que a Secretaria de Saúde faça os estudos iniciais para a aquisição.

"Ficamos muito felizes com a liberação pelo STF, já que infelizmente os casos de contágio e mortes têm aumentado muito. Estávamos trabalhando e pressionando nesse sentido. Recursos nós temos e já colocamos nossos técnicos para entrar em contato com diferentes fornecedores para definição da melhor vacina. Sabemos que a demanda no mercado mundial é maior que a oferta, mas nosso propósito é vacinar nossa população”, explica Ulisses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A primeira questão a se levar em conta é que a liberação é condicionada: o STF deu prazo de 72 horas para o governo cumprir o plano nacional de vacinação ou deixar claro que a programação da União é suficiente para imunizar a população de determinada região. Somente se estas condições não forem atendidas é que estados e municípios poderão fazer as compras diretamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


A vacina da Pfizer conseguiu, hoje, o registro definitivo no Brasil e é a mais acessível. O laboratório determina que o comprador se responsabilize por eventuais problemas causados pelo imunizante. Assim, o município deverá fazer um estudo mais amplo para analisar a segurança e a eficácia da vacina em outros países onde ela tem sido usada. E também analisar outras possibilidades de vacinas disponíveis e em condições de serem utilizadas no Brasil.

Publicidade


O prefeito Ulisses Maia tem preocupação grande com a Macrorregião Noroeste. E pretende analisar se outras prefeituras têm interesse em adquirir as vacinas em conjunto. Outra possibilidade é a compra conjunta via Governo do Estado, o que deve ser tratado com o governador Ratinho Junior. A compra poderia ser feita via Consórcio Paraná Saúde. Se houver união das prefeituras, a compra pode ser feita com preços menores e até condições melhores para entrega mais rápida.


Outra determinação de Ulisses é a aquisição de seringas para aplicação das vacinas. Em 2020 Maringá havia licitado um milhão de seringas. Os fornecedores pediram realinhamento de preços e a licitação foi cancelada. Hoje, o município tem seringas em estoque, mas o consumo das mesmas subiu muito com o aumento e gravidade dos casos de covid-19. Assim, nova licitação será feita.

Enquanto analisa as possibilidades de compra de vacinas, a Secretaria de Saúde também começa a pensar em um Plano Municipal de Imunização. Em termos de estrutura de pessoal, Maringá está preparada. Quando tiver seringas e vacinas, o município terá condições de vacinar cerca de 50 mil pessoas em um mês. Com 15% da população vacinada, em 30 dias haveria uma queda na disseminação do vírus. Um cenário que todos sonham.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade