Muitas de nós sofrem com excesso de gases. E quando isso ocorre, além do inchaço, aumentando o volume do abdômen, há ainda sensação de peso no estômago e cólicas.
Os gases intestinais são formados no aparelho digestivo, sendo eliminados através da flatulência ou do arroto. Os sinais ficam em evidência logo após a refeição, causando desconforto e possíveis constrangimentos.
De acordo com especialistas, a quantidade de gases produzida pelo organismo vai variar de acordo com a pessoa. Além disso, fatores como uma alimentação de qualidade e massagem abdominal podem amenizar a formação de gases.
Leia mais:
UTIs crescem no Brasil, mas milhões ainda vivem longe de leitos, diz estudo
Lula segue lúcido e caminha e se alimenta normalmente, diz boletim
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Automassagem reduz os gases
Os profissionais explicam que a automassagem ajuda a eliminar o incômodo provocado pela formação de gases na região abdominal. Prático, o procedimento é simples e pode ser feito em casa.
Como fazer
- antes do banho, massageie a barriga com a mão espalmada. Comece pelo lado direito (parte inferior), suba para o lado direito (superior), vá para o lado esquerdo (superior), desça a mão para o lado esquerdo (inferior) e volte para o lado inferior direito. O movimento feito com as mãos é como o intestino funciona;
- massageie a barriga por alguns minutos, alternando com compressas quentes;
- sempre que sentir estar com gases, deite-se de barriga para cima e faça uma massagem em movimento circular em todo o seu abdômen. Em seguida, segure suas pernas e estique-as. Depois, dobre-as sobre a barriga. Essa pressão das pernas sobre a barriga ajuda a eliminar os gases que causam desconforto.
(com informações do site Espelho Meu)