O CFM (Conselho Federal de Medicina) criou uma plataforma na internet para que médicos com pacientes vítimas da covid-19 possam relatar más condições de trabalho em hospitais da rede pública ou privada, postos de saúde, prontos socorros e unidades de pronto atendimento.
A nova interface eletrônica, que entrou em funcionamento hoje (30), colhe informações sobre eventual falta de leitos, dificuldade das unidades em fazer exames, problema de triagem de pacientes, falta de profissionais de saúde nas equipes e até falta de pessoal de apoio.
Além de falhas na infraestrutura de atendimento, a plataforma permite o registro da indisponibilidade pontual, ou do não fornecimento, de EPIs (equipamentos de proteção individuais) como máscaras e luvas, avental, gorro, óculos e protetor facial - obrigatórios para o enfrentamento de epidemias, como a doença provocada pelo novo coronavírus.
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Os relatos processados pelo sistema serão direcionados pelo CFM aos departamentos de fiscalização dos CRMs (Conselhos Regionais de Medicina). De acordo com nota à imprensa, "com base nessas informações, os CRMs tentarão solucionar os problemas junto aos gestores locais e poderão realizar fiscalizações”.
Para acessar a plataforma exclusiva a médicos e reportar falhas no atendimento a pacientes da covid-19, o profissional deverá se identificar com número do CRM, CPF e estado onde mora.