Os médicos do Paraná devem retomar o agendamento de consultas para os 44 planos de saúde, cujos atendimentos estavam suspensos, a partir da próxima segunda-feira (26), que será o último dia de paralisação. A suspensão nos atendimentos começou no dia 12 de novembro. Os atendimentos devem ser realizados a partir de terça-feira (27).
De acordo com o Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar), cerca de 60% dos médicos do estado aderiram a paralisação. Mesmo assim, muitos especialistas elencaram planos de saúde para suspender o atendimento de acordo com critérios próprios, o que dificulta precisar o número de médicos.
Até esta quinta-feira (22), segundo o Simpear, algumas operadoras de planos de saúde procuraram os especialistas e representantes da classe médica para negociações sobre o pagamento realizado aos médicos. Uma rodada de conversa sobre o assunto deve ser agendada, ainda sem data prevista. Os especialistas reclamam do pagamento baixo por consulta realizada a planos de saúde.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Ainda segundo o sindicato, não está prevista ampliação do período de paralisação no atendimento. Uma assembleia da categoria será realizada na primeira semana de dezembro sobre o as negociações. (atualizado às 16h54)