Uma menina de 6 anos recebeu, na noite desta segunda-feira (1º), um novo coração no Hospital Infantil Sagrada Família. O transplante foi possível graças à solidariedade da família da doadora, uma adolescente de Santa Catarina, vítima de atropelamento. Este é o primeiro transplante realizado no Hospital Infantil, unidade da Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL). Somadas as outras unidades administradas pela instituição, trata-se do 53º transplante cardíaco.
Vinda do interior do Paraná, a paciente aguardava pelo transplante há cerca de quatro meses, quando foi internada na UTI do Hospital Infantil e diagnosticada com uma insuficiência cardíaca grave, desencadeada por uma miocardiopatia congênita. Desde então, ela e a mãe permanecem na UTI do Hospital sem nenhum retorno para casa nesse período.
Um dos cirurgiões cardíacos da equipe de transplantadores do Hospital Infantil foi buscar o órgão em Santa Catarina. Acompanhado pela equipe da Central de Transplantes de Londrina e de batedores da Polícia Militar, o médico chegou ao hospital com o coração às 17h30. A cirurgia começou logo depois e terminou por volta das 20h30. Todo o procedimento transcorreu normalmente e a paciente está na UTI do hospital. Seu quadro é estável.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Primeiro transplante cardíaco em criança de Londrina, a intervenção também é a primeira do tipo neste ano, no Paraná, segundo dados da Central de Transplantes Norte do Paraná. De acordo com o levantamento da Central, de 2013 até o final de abril deste ano, o Paraná realizou 66 transplantes cardíacos. Desses, apenas 5 em crianças.
(matéria atualizada às 21h35)