Continua se recuperando bem a menina de 6 anos que recebeu um novo coração na segunda-feira, 1.º de junho, no Hospital Infantil Sagrada Família, em Londrina. Ela recebeu a primeira alimentação depois da cirurgia durante a tarde desta terça-feira (2). Por enquanto, a menina terá uma dieta de líquidos e gelatina.
Pela manhã, 12 horas após a cirurgia, ela foi extubada sem intercorrências, passando a respirar sem a ajuda de aparelhos. Logo depois, já conversando, ela chamou pela mãe e pediu suco de maçã.
A paciente continua na UTI, sob cuidados da equipe de médicos, enfermagem e outros profissionais de saúde. Apesar da boa recuperação dela, as primeiras 48 horas de pós-transplantes são as mais críticas e inspiram cuidados especiais. Com 2 horas e 40 minutos de duração, a cirurgia transcorreu normalmente e terminou às 20h20 de ontem.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Diagnosticada com insuficiência cardíaca grave, a menina do norte do Paraná recebeu o coração de uma adolescente vítima de atropelamento em Santa Catarina. Ela estava na fila de espera de urgência há mais de 3 meses, período que permaneceu internada na UTI do Hospital Infantil, sem poder voltar para a casa.
Equipe de 11 profissionais - A cirurgia foi realizada pelos cirurgiões cardíacos Gualter Pinheiro Júnior, Rafael Santoro e Luiz Takeshi; as anestesistas Amália Tamae Okamoto, Juliane Cavalheiro e Michele Yamabayashi, além da equipe de cinco profissionais de enfermagem, coordenada pela enfermeira Priscila Derbli.