Manuel Uribe, um mexicano de 40 anos que pesa 550 quilos, é uma incógnita para a ciência médica. Apesar do peso, seus níveis de colesterol e açúcar no sangue estão dentro das normas de uma pessoa saudável.
De acordo com todos os médicos, uma pessoa que tem obesidade mórbida (50% acima de seu peso corporal ideal) deve sofrer diabetes, aumento do colesterol e do ácido úrico, assim como hipertensão arterial.
Devido ao peso de mais de meia tonelada, Uribe foi abandonado pela esposa e se refugiou na casa da mãe, onde vive praticamente isolado do mundo, já que para se movimentar precisa recorrer a um guindaste ou ao transporte especial que ganhou de um amigo.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Nos últimos dois anos, Uribe praticamente não saiu de casa. Passa os dias em uma cama e é ajudado pela mãe.
O problema de Uribe começou em 1992, quando já pesava 130 quilos. Ele chegou a parar de comer carboidratos e carnes, e passou a comer mais verduras, tentando mudar, mas continuou engordando.
Uribe passou por diversos exames nos Estados Unidos, e não encontraram a razão pela qual continuava ganhando peso. O mexicano afirma estar disposto a se submeter a qualquer tratamento para poder emagrecer.
Segundo o Estadão, o secretário de Saúde do estado de Nuevo León, Gilberto Montiel, visitou Uribe e disse que o Governo atenderá seu caso.