Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Mutirão de especialidades do fígado será neste sábado

N.com
10 mai 2019 às 08:35

Compartilhar notícia

- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pacientes que aguardam por consultas com médicos hepatologistas – responsáveis por prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do fígado, participam, neste sábado (11), do mutirão de atendimentos que será realizado na Policlínica Municipal de Londrina. A iniciativa é uma parceria das secretarias municipais de Saúde de Londrina e Maringá, e do Hospital Santa Rita, que recentemente foi habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de fígado. As consultas do mutirão iniciam às 8h, com 240 pacientes confirmados.


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o Hospital Santa Rita tornou-se referência em transplante de fígado no norte do Paraná. "Essa ação que nós estamos fazendo em parceria com o Santa Rita é muito importante. Quero agradecer ao diretor do hospital, doutor Antonio Carlos Nardi, o chefe da equipe, Alvo Vizoto, e o secretário de Saúde de Maringá Jair Biatto, que estiveram em reunião comigo, onde alinhamos essa ação. E eles se dispuseram a trazer uma grande equipe de médicos e enfermeiros para avaliar os pacientes em nossa fila de espera", contou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Machado destacou que serão atendidos, no total, quase 500 pessoas que hoje aguardam pela consulta especializada, e há casos com mais de um ano de espera. "Esse mutirão contribui para que a gente faça uma triagem dos pacientes com profissionais especializados, com uma avaliação detalhada desses pacientes para seguimento no acompanhamento. É uma ação inédita e pioneira na cidade, e vai permitir que a gente consiga melhorar os nossos indicadores. Além de identificar possíveis doenças hepáticas logo no início, dando o tratamento adequado. E, caso haja pacientes que necessitem de um tratamento mais amplo, como o transplante de fígado, essa equipe terá todas as condições para dar os encaminhamentos", ressaltou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


A coordenadora da Central de Regulação da DRAS (Diretoria de Regulação da Atenção à Saúde), Rosângela Aparecida de Sousa Cardoso, explicou que a parceria entre os municípios de Londrina e Maringá vai permitir que os especialistas do Hospital Santa Rita consultem os pacientes londrinenses.

Publicidade


"Teremos mutirão neste sábado (11) e no próximo (18). No total, foram agendadas 480 consultas, 240 para cada semana. Fizemos os contatos através das Unidades Básicas de Saúde, e todos os pacientes que constam na nossa fila passarão pelo processo, exceto os que avisaram que não precisam do atendimento", comentou Rosângela.


Durante a consulta, os profissionais podem solicitar os exames necessários para a correta avaliação do paciente, e que serão feitos em Londrina ou Maringá. "Caso seja confirmada a necessidade do tratamento com hepatologista, inclusive transplante, o paciente será encaminhado para o atendimento no Hospital Santa Rita, com ajuda de custo concedida pelo Município de Londrina para transporte e alimentação", destacou a coordenadora da DRAS.

A realização do mutirão de consultas com hepatologista acontece na Policlínica Municipal, localizada na Rua Benjamin Constant, 500. A iniciativa conta com envolvimento das diretorias do DRAS, de Atenção Primária à Saúde (DAPS), e de Serviços Complementares de Saúde (DSCS), da Prefeitura de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo