A Secretaria de Saúde de Maringá promoveu nesta quarta-feira (03) uma oficina de capacitação para diretores das Unidades Básicas de Saúde e equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), sobre Saúde do Trabalhador.
O médico do trabalho Zuher Handar, presidente da Associação Nacional dos Médicos do Trabalho (ANAMT) e responsável pela oficina, elogiou a iniciativa da cidade em orientar e discutir de maneira recorrente as condições de saúde com os próprios trabalhadores. "Aqui em Maringá sempre temos certeza que a discussão do tema levará a resultados", afirma.
Durante a oficina, Handar destacou alguns pontos que tornam o ambiente de trabalho mais estressante, o que reforça a propensão de doenças profissionais e, também, problemas psicológicos como a depressão.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
"É importante destacar que pontos como a instabilidade do vínculo empregatício, a pressão pelo aumento da produtividade e comportamentos acirradamente competitivos, colaboram, e muito, para que o trabalhador se sinta mal e adoeça". Segundo o médico, é necessário se manter atento a esses problemas.
"É fundamental observar o ambiente para que algumas diretrizes sejam tomadas para reduzir os problemas diagnosticados", finaliza.
Para o secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, a saúde do trabalhador faz parte da agenda da secretaria com vários programas realizados nas UBS e equipes do NASF. "Assim como promovemos em todas as áreas, buscamos manter a atualização sobre a saúde do trabalhador, uma questão sempre presente em nossas ações, especialmente na promoção e prevenção", afirmou.