Pesquisar

Canais

Serviços

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Pandemia ON

Nova fase da pandemia requer cuidados redobrados com idosos

Micaela Orikasa - Grupo Folha
13 jan 2022 às 14:20
Continua depois da publicidade

Com as confirmações de casos de Covid-19 e Influenza H3N2 avançando em todo o estado, a preocupação com a saúde de grupos de risco, como os idosos, voltam a demandar cuidados mais rigorosos. Em Londrina, o reforço nas orientações sanitárias foi concentrado no início desta semana, nos 590 homens e mulheres acolhidos em 23 ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Uma reunião virtual colocou equipes das secretarias municipais do Idoso e de Saúde, em contato com os representantes de todas as instituições, conveniadas e particulares, em atuação na cidade. A teleconferência teve como objetivo, redobrar os cuidados com os idosos e funcionários para a prevenção de síndromes respiratórias. “Foi tratado também do rastreamento laboratorial, e os representantes das ILPIs puderam tirar dúvidas com a equipe da Saúde”, afirma a secretária municipal do Idoso em exercício, Ana Karina Anduchuka.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Visitas


As visitas aos idosos institucionalizados, que estavam suspensas desde o início da pandemia até novembro de 2021 estão mantidas, desde que os protocolos sanitários sejam cumpridos rigorosamente. Há um normativo a ser seguido, mas cada ILPI pode montar um plano de ação.


Na Casa de Repouso Nossa Casa, na zona oeste, as visitas seguem agendadas, com duração máxima de meia hora e sempre na presença de um funcionário. “O aumento do índice de Covid e Influenza não vem sendo registrado nas casas de repouso e, por isso, as visitas estão mantidas, considerando que esses idosos já estão sofrendo há dois anos, sem vida social”, diz a enfermeira Eliane Alves, proprietária da instituição, que atende hoje 21 idosos.

Continua depois da publicidade


Continue lendo na Folha de Londrina.

Continue lendo