Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem histórico de viagens

Nove dos doze pacientes com suspeita de 'monkeypox' em Londrina não viajaram

Micaela Orikasa - Grupo Folha
10 ago 2022 às 13:37
- Vivian Honorato/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na terça-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina anunciou que investiga 12 casos suspeitos da varíola do macaco na cidade, também conhecida como Monkeypox. Todos estão sendo monitorados e, segundo o secretário da pasta, Felippe Machado, aguardam os resultados do exame em isolamento domiciliar.  


Entre os suspeitos, sete são homens e cinco mulheres, com idade entre 14 e 65 anos. Machado chama a atenção para o fato de que, dos 12 suspeitos, nove não têm histórico de viagem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Ontem, o Ministério da Saúde declarou emergência máxima, por conta da transmissão comunitária. Sendo assim, não é mais necessário que pacientes tenham visitado outro país com maior incidência de casos da doença para que sejam classificados como suspeitos.Basta a pessoa apresentar o surgimento de lesões repentinas pelo corpo que podem ou não estar associadas a algum outro sintoma”, afirma o secretário.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Explosão de dengue no Brasil tem relação com desmatamento e mudanças climáticas, diz Fiocruz

Imagem de destaque
Alerta

Brasil tem média de 30 mortes por Covid diárias em 2024

Imagem de destaque
Tratamento

Entenda o que é a embolização, procedimento pelo qual Faustão passou após transplante de rim

Imagem de destaque
Recorde negativo

Com mais de 1,68 milhão de casos de dengue, Brasil supera números de 2023


Sintomas

Publicidade


Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia (aumento do tamanho dos gânglios linfáticos, localizados no pescoço, na axila e na virilha), calafrios e fadiga.


"Não podemos afirmar que há uma transmissão comunitária em Londrina porque não há nenhum caso positivo até o momento"afirma, o secretário. "A prefeitura reuniu toda sua equipe assistencial, em especial os coordenadores das unidades, para que a gente pudesse reforçar as orientações, fazer uma atualização do protocolo de manejo e de identificação dos casos suspeitos, além de preparar os serviços de saúde para uma eventual chegada desses pacientes",. acrescentou. 


"A preocupação é que é uma doença transmissível e o número de pessoas contaminadas está aumentando em todo o mundo e não tem medidas de contenção nesse momento, que seriam medicamentos e vacina”, diz o secretário  


CONTINUE LENDO: Londrina registrou 14 casos suspeitos desde o fim de junho

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade