Ampliar o acesso à produção acadêmica que muitas vezes fica restrita às bibliotecas da instituição de origem do autor. Essa é a motivação que levou à criação do Portal de Teses e Dissertações, iniciativa conjunta do Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).
O site disponibiliza acesso gratuito a textos na íntegra de dissertações e teses sobre saúde pública, além de serviços como divulgação de defesas recentes, indicadores da área e notícias sobre o assunto.
Com o lançamento, todas as teses defendidas na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) automaticamente passarão a ser publicadas no portal. Em alguns trabalhos, o usuário terá acesso a arquivos de áudio com entrevistas com os autores, nos quais serão apresentados mais detalhes do estudo.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
O Portal de Teses e Dissertações aceita trabalhos de instituições brasileiras e internacionais, desde que o autor seja brasileiro e a pesquisa relacionada a saúde pública. O objetivo também é integrar o conjunto de informações contidas em outros sites semelhantes da área de saúde pública.
Os interessados em divulgar teses ou dissertações devem acessar a área "Como incluir minha tese" para verificar se o estudo se enquadra nos critérios de seleção. Os textos completos podem ser enviados para o e-mail [email protected]. Mais informações: http://thesis.cict.fiocruz.br