Doenças genéticas estão deixando de ser um tabu para serem objetos de estudo. Seja para detecção de enfermidades hereditárias, formas de melhorar a qualidade de vida dos portadores ou até mesmo de amenizar os sintomas, as soluções encontradas nas pesquisas estão atraindo cada vez mais pacientes em busca de respostas sobre o assunto e maneiras de conviver com as consequências dessas doenças.
Entre as diversas descobertas, a terapia surgiu como importante aliada nos tratamentos aos pacientes e seus familiares e já apresenta casos surpreendentes. Para ajudá-los a lidar com a situação desde a descoberta, a Clínica de Psicanálise, parte do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células Tronco, foi criada.
Composto por uma equipe dirigida pelo Dr. Jorge Forbes, psicanalista e médico psiquiatra, o local atende pessoas que buscam diagnóstico, prognóstico e tratamento no Genoma, além de dar assistência às famílias. A ideia é dar ao paciente uma perspectiva diferente em relação à doença, para que ele possa se responsabilizar e se reinventar diante dessa nova realidade.