Motivo de divergência entre cientistas, a clássica regra dos 5 segundos ainda pode fazer você ficar doente, já que novos testes de laboratório comprovaram que a teoria é uma furada.
Uma pesquisa publicada na revista científica Applied and Environmental Microbiology, da Universidade Rutgers, nos EUA, reafirmarou que não há tempo de tolerância quando a comida encosta o chão. A transferência de bactérias começa de imediato, aumentando seus níveis com o passar do tempo.
O estudo também revelou que o tipo de comida e a superfície em que ela cai podem alterar a quantidade dessas bactérias, sendo o carpete campeão na limpeza em relação ao aço, cerâmica e madeira.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Outro fator favorável às bactérias é a umidade. Quanto mais úmida a comida, com mais velocidade elas se proliferarão, independente do tipo de alimento. Uma melancia, por exemplo, reteve mais bactérias do que uma bala de goma, por exemplo.
Portanto, sem desculpas na próxima vez que o seu lanche preferido alcançar o chão, pois uma assopradinha ou pegá-la de volta em um tempo menor que cinco segundos não vai resolver o problema.
(Com informações de Gizmodo)