Com o objetivo de otimizar os trabalhos dos Consultórios na Rua, o Governo Federal, por meio do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, irá realizar a "Oficina para qualificação do processo de trabalho dos Consultórios na Rua". A atividade está programada para amanhã (15) e quarta-feira (16), das 8h30 às 17h30 e das 8h30 às 12h, respectivamente.
A oficina vai ocorrer no Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), localizado na avenida Tiradentes, 537, no Jardim Shangri-lá. Irão participar do evento os integrantes dos Consultórios na Rua de Londrina e Maringá, assim como os representantes e coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O Consultório na Rua é uma estratégia de atenção à saúde realizada no próprio local onde vive a população de rua. A iniciativa estabelece um modelo diversificado nos cuidados à saúde global dessas pessoas, expostas a situações de risco de vida.
Leia mais:
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
De acordo com a diretora de Serviços Complementares de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ângela Lima, dentre os objetivos dos Consultórios na Rua está o estabelecimento de vínculos duradouros para a prestação dos serviços de saúde. "Existe, inclusive, a possibilidade de encaminhamento para abrigo, bem como a restauração dos laços familiares", observou.
Em Londrina, o Consultório na Rua é formado por sete profissionais, sendo três de nível superior: um assistente social, um enfermeiro e um psicólogo. Além disso, dois auxiliares de enfermagem, um técnico de higiene dental e um motorista completam o time.