O Hospital Ortopédico de Londrina voltou a anunciar a suspensão do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade deve paralisar os serviços, por tempo indeterminado, a partir deste sábado (20). O anúncio foi feito através de nota enviada à imprensa pelo hospital no início da noite desta sexta-feira (19).
"A suspensão do atendimento ocorre em razão de deliberação do Corpo Clínico do Hospital, composto por profissionais médicos autônomos, que não aceitou a alteração proposta pelo Município de Londrina de redução nos valores pagos", justificou a instituição. O poder público cortou pela metade o repasse alegando que a verba enviada era maior do que a necessária para a realização dos atendimentos.
O hospital garante que o corpo clínico lamenta o ocorrido e esclarece que "em seus mais de 40 anos de existência sempre foi um importante parceiro do SUS, chegando a atender mais de 5 mil pacientes por mês". "Contudo, por fatores alheios à sua vontade, já que não possui profissionais para a manutenção dos serviços, estará suspendendo os atendimentos", reiterou o hospital na nota.
Leia mais:
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
O Hospital Ortopédico já havia anunciado a suspensão do atendimento há duas semanas, mas resolveu adiar a paralisação após pedido do Conselho Municipal de Saúde. Após reuniões, não houve consenso entre as partes e a unidade manteve a decisão de suspender o serviço.
"Solicitamos a compreensão de todos, bem como a busca por outro serviço de saúde, caso venham necessitar de atendimento médico em ortopedia", concluiu a unidade.