O HU (Hospital Universitário) de Londrina confirmou nesta quarta-feira (3) que dois pacientes de Assaí e Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) morreram na unidade hospitalar em decorrência do novo coronavírus.
O paciente residente em Assaí tinha 72 anos, proveniente da Santa Casa de Londrina, com histórico de internação para tratamento de um acidente vascular encefálico. De acordo com caso descrito pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), foi encontrado rebaixado em casa, sendo submetido a intubação, com dificuldade durante o procedimento e confirmação de broncoaspiração. Foi encaminhado para a Santa Casa de Londrina onde foi realizado teste rápido para Covid-19, com resultado positivo. Levado ao HU em 31/05 descorado, com sinais de sepse grave, em broncoespasmo, com ausculta da base muito diminuída, entre outros sinais. Evoluiu com necessidade de altas doses de droga vasoativas para manter estabilidade hemodinâmica. Após as medidas iniciais, paciente estabilizado, sedado para adequada ventilação. Na segunda-feira (1) evoluiu gravíssimo e foi a óbito às 6h58 da terça-feira (2).
A paciente de Rolândia, 76 anos, também proveniente da Santa Casa de Londrina onde realizou cirurgia em fêmur em 13/05. Há relato de infarto agudo do miocárdio no ato operatório, ficando em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde então. Evoluiu com dispneia e desconforto respiratório, entre outros sintomas. Devido a dispneia e contato com casos suspeitos de Covid-19, foi notificado e coletado exame, o qual veio positivo para Covid-19. Levada ao HU em 19/05 estável, acordada, em uso de máscara de alto fluxo. Paciente de difícil comunicação, não conseguiu informar sobre comorbidades prévias e medicações de uso contínuo. Em 20/05, apresentou hipertensão e saturação descompensada, quando foi intubada. Em 21/05, foi para a UTI, grave, com doses elevadas de vasopressores. Em 25/05 iniciada hemodiálise. Em 30/05, instável, grave, em uso de drogas vasoativas com desmame difícil. Na segunda, apresentou piora laboratorial importante. O óbito ocorreu nesta quarta às 6h30. Tinha mal de Alzheimer.
Leia mais:
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Conforme os números informados pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) na terça-feira (2), Assaí estava com quatro casos confirmados do novo coronavírus, uma pessoa curada e um paciente em investigação. E Rolândia estava com 12 confirmados, três curados e cinco em investigação.