Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Contra a Covid-19

Paraná assina acordo com a Rússia, mas vacina será submetida à Anvisa

Guilherme Marconi - Grupo Folha
12 ago 2020 às 17:57
- Rodrigo Felix Leal/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O Governo do Paraná assinou nesta quarta-feira (12) um memorando de entendimento técnico com o Fundo de Investimento Direto da Rússia para a produção de uma vacina contra a Covid-19. Em entrevista coletiva o diretor presidente do Tecpar (Instituto Tecnológico do Paraná), Jorge Callado, disse que o acordo formalizado agora não trata de compromissos financeiros e ainda deixa aberta a parceria definitiva para o futuro.

O acordo também depende de protocolo pesquisa e validação, que será submetido à Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). Entretanto, a única data que ele voltou a citar é da expectativa de produção no Estado fique para o segundo semestre de 2021. O objetivo, segundo o governo, é compartilhar experiências e tecnologias e compartilhar orientações técnicas e profissionais relacionadas à vacina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Questionado sobre a segurança colada em dúvida por parte da comunidade científica internacional e pela própria OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre a vacina, Callado disse que nesta fase a parceria do Tecpar com a Rússia não trata de informações de segurança neste momento. Ele afirmou que esse trabalho será feito por uma força tarefa de cientistas do instituto em parceria com universidades e técnicos do governo que terão essa incumbência de checar as informações. "Independente do estágio e incertezas, as análises nos dirão para chegar a conclusão mais precisas, não podemos nos respaldar em citações."

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


Leia a matéria completa na FOLHA

Leia também: 'Podemos vacinar contra a Covid-19 em janeiro', diz diretor do Butantan

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade