Com 4 milhões de pessoas vacinadas o Paraná é o primeiro estado a alcançar a meta de imunizar 80% da população alvo da campanha de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), causador da Nova Gripe.
O Paraná aparece à frente dos demais estados da federação em percentuais e em números absolutos de seus vizinhos da região Sul, o que representa 93% do público alvo estipulado pelo Ministério da Saúde.
"A população aderiu à campanha graças ao alinhamento do Ministério da Saúde com o Governo do Estado e municípios", afirma o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Mas de acordo com ele, ainda não há motivos para comemoração. "É preciso ampliar estes números, sobretudo gestantes e adultos de 30 a 39 anos até sexta-feira, quando se encerra a campanha nacional de vacinação. Depois avaliaremos, com o Ministério da Saúde, qual será a estratégia do Paraná, uma vez que esperamos doses excedentes de outros estados para ampliar a vacinação em nossa população", disse.
Até sexta-feira (21) todas as pessoas que estão inclusas nos grupos do Ministério da Saúde podem ser vacinadas. Com 4 milhões de pessoas imunizadas, o Paraná está à frente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que vacinaram 3,3 e 2 milhões de pessoas respectivamente. Ainda nesta semana o Paraná deve receber um primeiro lote adicional da vacina com 300 mil doses. O objetivo é cobrir os excedentes usados em outros grupos que extrapolaram a estimativa total de usuários, como no caso dos doentes crônicos.
Quem pode ser vacinado até o dia 21 de maio em qualquer Unidade Básica de Saúde:
Crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos
Gestantes
Portadores de doenças crônicas
Trabalhadores de Saúde
Indígenas (aldeados)
Adultos (20 – 29 anos)
Adultos (30 – 39 anos)