Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Influenza

Paraná é referência no monitoramento da gripe segundo OMS

Agência Estadual de Notícias
18 out 2013 às 14:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A coordenadora do Programa Global de Influenza [vírus da gripe] da Organização Mundial da Saúde, Wenqing Zhang, afirmou que o Paraná é considerado referência no monitoramento da gripe e outras doenças respiratórias. Ela se reuniu com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, quinta-feira (17), para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado no enfrentamento da gripe.

Wenqing disse que o Paraná tem capacidade técnica para avançar ainda mais, trazendo benefícios para a área da vigilância. "Percebemos que o Estado pode ampliar seu trabalho na área da pesquisa, estudando a efetividade da vacina contra a gripe e o comportamento dos vírus circulantes. São informações que poderão ser utilizadas no futuro para melhorar o controle da doença em todo o mundo", explicou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A missão da Organização Mundial da Saúde veio ao Brasil para conhecer o sistema de monitoramento do Influenza. A virologista e especialista em Influenza da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), Marilda Siqueira, disse que a visita técnica ao Paraná foi recomendada pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, por conta do protagonismo paranaense na área de controle da gripe.

Leia mais:

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos



MÉTODO – A metodologia do Lacen-PR permite a identificação de mais 26 tipos de vírus causadores de problemas respiratórios. Com esses dados, o Estado tem informações fidedignas sobre a circulação viral e sobre o perfil dos pacientes mais atingidos por doenças como a gripe.

Outro ponto que refletiu no sucesso do sistema de monitoramento desenvolvido no Paraná é a implantação de uma nova metodologia de análises, baseada em estudos realizados no Center for disease control and prevention (Centro de controle e prevenção de doenças), de Atlanta (EUA).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo