O Paraná recebe oficialmente, nesta quarta-feira (10), os 456 médicos convocados pelos últimos editais do Programa Mais Médicos, do MS (Ministério da Saúde). O evento de "boas-vindas" será no auditório do Teatro Guairinha, em Curitiba.
A maior parte das vagas abertas no Paraná (381) foi ocupada em dezembro do ano passado, e outras 75 foram ocupadas por meio de edital de renovação publicado no mês passado, totalizando os 456 profissionais que participarão do evento.
O Paraná ainda tem 30 vagas para uma segunda fase do edital, que terá convocação para o mês de setembro. 310 municípios do estado aderiram ao Programa Mais Médicos.
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Segundo a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná), Maria Goretti David Lopes, "o objetivo do evento é acolher os profissionais médicos que assumiram o programa a partir de dezembro de 2018, conforme solicitação do MS para alinhamento das atividades, orientações sobre condutas clínicas, diretrizes do programa, responsabilidades compartilhadas entre profissionais e gestão dos municípios e processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde".
Histórico – O Programa Mais Médicos para o Brasil iniciou-se em 2013, regulamentado por Portaria Interministerial. Em 2018, com o encerramento acordo entre Cuba e Brasil, 456 médicos cubanos saíram do programa no Estado do Paraná, sendo que a reposição destas vagas ocorre de forma gradativa, por meio de publicação de editais do MS. Deste ciclo, que se inicia oficialmente na quarta (10), participam médicos brasileiros formados no exterior.
Evento - O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, fará a abertura do evento, que terá a participação de representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, além de prefeitos e secretários municipais de saúde.