Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
1,8 milhão de doses

Paraná recebe vacina contra a gripe com atraso de 15 dias

Redação Bonde com AEN
17 abr 2014 às 08:34

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná recebeu do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (16) cerca de 1,8 milhão de doses da vacina contra a gripe para a campanha de vacinação que começa em 22 de abril. O Ministério da Saúde atrasou a entrega das doses aos estados em 15 dias.

A secretaria estadual da Saúde já organizou a estratégia de distribuição das vacinas, mas, em virtude do atraso na entrega e do feriado prolongado, é possível que alguns municípios ainda não tenham recebido as doses na próxima terça-feira, no dia do início da campanha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Lamentamos que o Ministério da Saúde só tenha nos enviado as vacinas nesta semana, o que prejudicou a estratégia de distribuição. Sabemos que a vacina é muita aguardada e é possível que algumas pessoas que forem procurá-la no primeiro dia se frustrem", afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos

Imagem de destaque
Drenagem de emergência

'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula


Ele explica que no sábado (26), dia "D" de vacinação, todas as unidades já estarão abastecidas para atender a população. "Neste dia esperamos um movimento maior porque é fim de semana e as unidades de saúde estarão abertas o dia todo". A campanha segue até 9 de maio.

Publicidade


Londrina recebeu cerca de 220 mil doses na tarde desta quarta-feira (16), segundo José Carlos Moares, chefe da Vigilância em Saúde da 17ª Regional. "Estamos fazendo um trabalho de logística para distribuir as vacinas para os 97 municípios da região e mais 30 da região de Maringá", completou. "Por enquanto, o cronograma segue sem alterações, com início da campanha programado para a próxima terça-feira (22)".


Outras cinco Regionais de Saúde já receberam as doses: Metropolitana de Curitiba, Foz do Iguaçu, Umuarama, Cianorte e Toledo, que juntas abrangem 88 municípios. Os demais já foram avisados desta mudança na logística e orientados a buscarem as doses nas regionais para agilizar o processo de distribuição.

Publicidade


"Orientamos os cidadãos que têm direito à vacina para que se informem se as unidades de saúde de seu município já dispõem das doses antes de irem se vacinar para que não percam tempo", explica o coordenador do Programa Estadual de Imunização, João Luis Crivellaro.


QUEM DEVE TOMAR A VACINA – Podem tomar a vacina contra a gripe nas unidades de saúde crianças entre seis meses e quatro anos, gestantes, puérperas (mulheres em pós-parto até 45 dias), indígenas, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde e a população privada de liberdade. A expectativa é que 2,9 milhões de paranaenses recebam a vacina durante a campanha. As doses estarão disponíveis em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde do Paraná.

A vacina, que estará disponível na rede pública, protege contra os vírus mais circulantes no país (Influenzas A H1N1 e H3N2 e Influenza B). Por isso, todas as pessoas que se vacinaram em 2013 devem receber a dose novamente. A vacina é segura e só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo