Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Elimine os criadouros!

Paraná registra 605 novos casos de dengue

AEN-PR
16 mar 2021 às 17:18
- Arquivo/Secretaria da Saúde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (16) o informe semanal da dengue com o registro de 605 novos casos da doença. Os dados acumulados no período epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado, somam 4.532 casos e nove óbitos, além de 39.366 notificações.

Segundo o documento, 348 municípios do Paraná têm notificações da doença e 226 apresentam casos confirmados. São 9.771 casos que seguem em investigação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A dengue, a chikungunya e zika vírus são preocupações constantes da Sesa, com destaque para a orientação de que são doenças que podem ser prevenidas com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus. Lembrando que 90% dos criadouros estão em ambientes domésticos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil


"Neste período em que enfrentamos a fase mais críticas da pandemia da Covid-19, com crescente aumento de casos confirmados e internações, inclusive com elevação da média móvel de óbitos, recomendamos que a população paranaense aproveite o momento de permanecer em casa para realizar a constante verificação e remoção dos criadouros do mosquito em todas a área residencial. Sabemos que a dengue é grave e pode causar a morte”, disse Beto Preto.

Publicidade


ORIENTAÇÕES – A Secretaria da Saúde mantém na página dengue.pr.gov.br notas orientativas sobre a doença com importantes recomendações para profissionais da saúde e também para comunidade em geral.


Quatro notas orientativas estão publicadas e tratam dos temas Organização da Rede de Atenção à Saúde para o enfrentamento da Dengue no Paraná; Orientações laboratoriais para casos suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya; Integração entre o agente comunitário de saúde e o agente de combate a endemias frente às arboviroses; e Recomendações para atendimento de usuários com suspeita de infecção por dengue e Covid-19.

Publicidade


SINTOMAS – A dengue se manifesta com a febre, de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos e o surgimento de exantemas (vermelhidão pelo corpo).


Os sinais de alerta apontando a evolução para quadros mais graves associam dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros.

Na dengue grave podem surgir sangramentos severos, inclusive hemorragia digestiva, choques e formas de comprometimento neurológico, hepático e cardíaco.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade