Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta

Paraná registra 85 óbitos em uma semana por síndrome respiratória

Redação Bonde com AEN-PR
18 jun 2025 às 17:13

Compartilhar notícia

Divulgação/HU-UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou nesta quarta-feira (18) o novo Informe Epidemiológico com dados atualizados sobre os vírus respiratórios que circulam no Paraná. O informe desta semana mostra um aumento de 1.397 novos casos de Srag (12%) e 85 óbitos (14%) em comparação ao informe anterior, que registrava 12.011 casos e 598 mortes.


O boletim apresenta um panorama geral da situação no Estado, com o objetivo de reforçar a vigilância e o monitoramento da Síndrome Gripal (SG) e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As informações são referentes a pessoas que apresentaram sintomas entre 29 de dezembro de 2024 e 14 de junho de 2025. Nesse intervalo, foram registrados 13.408 casos de Srag com hospitalização e 683 óbitos por síndromes respiratórias graves. Entre os casos confirmados, 1.751 foram por Influenza, 567 por Covid-19, 3.400 por outros vírus respiratórios, 5.327 como Srag não especificada, 58 por outros agentes etiológicos e 2.305 ainda estão em investigação.

Leia mais:

Imagem de destaque
4,3 mil casos confirmados

Boletim da dengue aponta estabilidade na curva epidemiológica em Londrina

Imagem de destaque
conscientização

Insuficiência cardíaca: conheça os fatores de risco e sintomas para evitar o diagnóstico tardio

Imagem de destaque
101 óbitos no total

Paraná registra mais 1.535 casos e quatro óbitos por dengue

Imagem de destaque
Quase R$ 6 milhões

Reforma da UPA do Jardim do Sol deve durar 240 dias em Londrina


Entre os 683 óbitos, 165 (24,2%) foram confirmados para Influenza, 82 (12%) para Covid-19, 69 (10%) para outros vírus respiratórios, 15 (2%) para outros agentes etiológicos, e 344 (50%) foram registrados como SRAG não especificada. Outras oito mortes seguem em investigação. Também foram notificadas 320 mortes por outras causas, que não se enquadram nos critérios de SRAG.

Publicidade


Em relação às síndromes gripais, que têm monitoramento por amostragem, foram registrados 1.483 casos.


MAIS ATINGIDOS 

Publicidade


A faixa etária mais afetada é a de crianças menores de seis anos, seguida pelos idosos. Do total de notificações de SRAG por vírus respiratórios, 5.180 casos e 300 óbitos apresentavam algum fator de risco identificado.


Com relação à vacinação, os dados mostram que 3.863 pessoas (87%) com fatores de risco internados por Srag por vírus respiratórios não haviam tomado a vacina contra a gripe. Entre os que morreram, 249 (84%) também não estavam vacinados.

Publicidade


SINTOMAS 


Publicidade

Entre os principais sintomas das SRAGs estão febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alterações no olfato ou paladar, falta de ar ou desconforto respiratório, dor ou pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio abaixo de 95% em ar ambiente e coloração azulada (cianose) dos lábios ou do rosto.


Esses sintomas são característicos das síndromes gripais que evoluíram para quadros graves. Os principais causadores desse cenário são os vírus Influenza, SARS-CoV-2 (Covid-19), vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus, que continuam predominantes no Estado. Confira AQUI o Informe epidemiológico.


Leia também:

Imagem
Mecânico morre esmagado por ônibus enquanto trabalhava em Londrina
Um mecânico morreu esmagado por um ônibus enquanto trabalhava, por volta das 13h desta quarta-feira (18), na Vila Nova, Centro de Londrina.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas