Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Avanço

Paraná tem número recorde de transplantes em 2011

Redação Bonde
10 out 2011 às 18:45

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de transplantes de órgãos e córneas realizados até setembro deste ano, a partir de doadores mortos, é o maior desde a criação da Central Estadual de Transplantes, em 2000. Nos últimos nove meses, já foram realizados 1.191 transplantes – até então, o maior índice registrado foi de 886 procedimentos, em 2009. As estatísticas consideram apenas os transplantes de fígado, rins, pâncreas, coração, rins/pâncreas e córneas.

O aumento se deve à agilidade das equipes na captação e no transporte dos órgãos, inclusive com a utilização dos aviões e helicópteros do Governo do Estado. Hoje, são 54 serviços credenciados no Paraná para a realização de transplantes de órgãos e córneas. "O Paraná tem à disposição profissionais capacitados para realizar diversos tipos de transplantes", afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As Comissões de Procura de Órgãos e Tecidos de Londrina, Maringá e Cascavel realizam um trabalho fundamental para o aumento das doações e a qualidade dos transplantes realizados no Paraná. "As comissões monitoram possíveis doadores, comunicam a Central Estadual e orientam as famílias nos hospitais sobre o processo de doação", explicou a diretora da Central Estadual de Transplantes, Arlene Badoch.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


De acordo com a diretora, as famílias também estão mais seguras para autorizar a doação. "Os membros da comissão explicam que o transplante é um processo transparente, gerenciado por órgão estadual, com critérios técnicos e processo subordinado ao Sistema Nacional de Transplante", disse.

A doação só pode ser realizada se os familiares autorizarem, por isso é importante que as pessoas manifestem a vontade de serem doadores de órgãos aos parentes mais próximos (com AEN).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo