Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
72% da meta

Paraná vacina mais 158 mil meninas contra HPV

Agência Saúde
12 abr 2014 às 12:05

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No primeiro mês de vacinação contra o HPV, período em que o Ministério da Saúde realizou mobilização junto às escolas públicas e privadas, 158.221 meninas foram vacinadas no Paraná. O número corresponde a 72% da meta estipulada para o estado que é de 218.395. Em todo o país, mais de 3,4 milhões de meninas já foram imunizadas contra o vírus. O quantitativo representa 83% da meta que é vacinar 4,1 milhões de adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos, até o final do ano.

Na segunda etapa, que se iniciou na última sexta-feira (11) o foco é nos postos de saúde. Durante todo o ano, a vacina contra HPV estará disponível nas 36 mil salas espalhadas pelo país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, a vacina passou a ser ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos em 10 de março. O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Recorde

Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal

Imagem de destaque
Doença crônica

Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos

Imagem de destaque
Letalidade de até 80%

Estudo aponta alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco

Imagem de destaque
Entenda

Anvisa estabelece novas regras para manipulação de implantes hormonais


"Este quantitativo de crianças vacinadas, em apenas um mês, é resultado do esforço de estados e municípios que seguiram a recomendação do Ministério e realizaram a mobilização nas escolas", ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Segundo ele, como a estratégia deve continuar em algumas escolas, é importante que pais e responsáveis se informem sobre até quando deve prosseguir a vacinação.


Para o primeiro ano, o Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, com eficácia de 98%. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.

A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo, nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo