Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Previdência Social

Peritos do INSS vão receber manual sobre o HIV

Redação Bonde / Agência Brasil
03 dez 2014 às 15:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O manual que vai orientar peritos do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) sobre a concessão de benefícios a quem tem o vírus HIV ou Aids foi lançado nessa segunda-feira (2), em Brasília.

O manual foi elaborado pelos ministérios da Saúde e da Previdência Social para auxiliar os médicos peritos do INSS durante o exame para concessão de benefícios a pessoas vivendo com HIV/Aids e que podem ficar sem condições de trabalho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destaca que o manual é uma ferramenta de aproximação entre as pessoas com HIV e a Previdência Social.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


"É muito positivo que o governo brasileiro, a nossa Previdência Social lide de uma maneira muito parceira, muito respeitosa com as pessoas que vivem com HIV, com as pessoas que têm Aids e que precisam enfrentar isto, a dinâmica laboral, a sua relação previdenciária e que passam a contar com uma norma, com uma instrução, com um jeito de produzir o cuidado que enfrenta o estigma, que enfrenta a discriminação e que, portanto, permite um padrão de vida, de relacionamento com a Previdência Social com mais dignidade".

Publicidade


Fundo Positivo


No Dia Mundial de Luta contra a Aids, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, também anunciou o lançamento do Fundo Positivo, que vai ajudar Organizações que combatem doenças sexualmente transmissíveis, Aids e Hepatites Virais.

Publicidade


A meta é arrecadar recursos da iniciativa privada para financiar projetos sociais dessas organizações. Segundo o ministro Arthur Chioro, o Ministério da Saúde está investindo 200 mil reais no fundo.


"Um fundo privado que vai se associar às iniciativas governamentais que têm marcadamente direcionado a ação da sociedade civil no campo da luta contra a Aids. Por isso que o Ministério da Saúde aporta, inicialmente, 200 mil reais para estruturar o Fundo Posithivo, dar a credibilidade que ele precisa ter junto à própria sociedade, às empresas, àqueles potenciais doadores. Unir esforços em torno da criação de mais uma fonte de financiamento, de captação de recursos e viabilização de projetos".

A Universidade Federal de Santa Catarina vai ficar responsável pelo gerenciamento do Fundo Positivo nos três primeiros anos. Atualmente, no País, existem cerca de 350 organizações que tratam de temas ligados a doenças sexualmente transmissíveis, Aids e hepatites virais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo