O Hospital Municipal e o Unicesumar apresentaram o resultado da pesquisa Pneumonia associada a ventilação mecânica, realizada pelas fisioterapeutas Danielly Fernandes de Ramos e Elenice Gomes Ferreira, comprovando a eficiência do tratamento realizado na instituição.
A pesquisa, realizada em 2014, mostra a importância da integração ensino/serviço como provocador/facilitador dos processos de mudança na formação dos profissionais da saúde.
A pneumonia associada à ventilação mecânica encontra-se como um dos efeitos adversos mais temíveis no ambiente da terapia intensiva. Para poder aplicar alguma intervenção terapêutica, o primeiro passo é o reconhecimento da extensão do problema.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
O objetivo do estudo foi verificar a incidência da pneumonia associada à ventilação mecânica através da coleta e análise das secreções traqueobrônquicas. Identificando precocemente a probabilidade de infecção pulmonar é possível iniciar medidas terapêuticas apropriadas antes das complicações instaladas e reduzir a mortalidade por essa causa.
O estudo demonstrou que as medidas preventivas têm sido eficientes na prevenção de pneumonia associada a ventilação mecânica. Na apresentação da pesquisa, foi também realizado o treinamento prático em boneco de técnica de aspiração de secreções, por ser um fator relevante na qualidade da assistência.